Música Rock


Década de 80


GNR

 

Banda portuguesa formada no Porto no início de 1980. Os elementos iniciais do grupo eram Toli César Machado (bateria), Alexandre Soares (guitarra) e Vítor Rua (guitarra). Pouco tempo depois entra para a banda o baixista Mano Zé que já tinha tocado com Rui Veloso. Os GNR (acrónimo de Grupo Novo Rock) foram um dos grupos que melhor corporizaram o chamado rock português no início da década de 80. Formada actualmente por Toli César Machado (bateria), Jorge Romão (baixo) e Rui Reininho (vocalista), a banda conheceu várias formações ao longo dos tempos e também inúmeras polémicas. A banda é um dos grandes símbolos da cidade do Porto, por tudo o que sempre significou e ainda pelo carinho que sempre demonstraram pelo povo da zona.

 

 

Ver Video GNR

 

Green Day

Green Day é atualmente uma banda de punk rock norte-americana, formada por Billie Joe Armstrong, Mike Dirnt e Tré Cool. Em 1991 lançaram seu primeiro album e deram o nome de 1.039 Smoothed Out Slappy Hours que foi um sucesso no cenário local, contudo o baterista "John Kiftmeyer" anunciou sua saída da banda. Uma curiosidade não tão conhecida sobre o Green Day é que Al Sobrante e Tré Cool nao foram seus únicos bateristas, com a saída de Al o Green Day chamou um baterista substituto Dave EC , que tem creditos na música "2000 Light Years Away".

 

 

 

Ver Video GREEN DAY

 

Red hot chili peppers

Os Red Hot Chili Peppers são uma banda americana de rock alternativo vencedora dos Grammy, com quatro membros, formada em Los Angeles, Califórnia em 1983.

Apesar de ter assistido a várias mudanças de membros e a problemas pessoais, a banda conseguiu com sucesso juntar elementos de géneros como rock alternativo, funk, e rock psicodélico. São também reconhecidos por inserirem ritmos de hip hop em várias faixas do seu repertório.

Os seus álbuns venderam aproximadamente 60 milhões de cópias em todo o mundo. Detêm também o recorde de mais hits #1 de modern rock , e mais semanas no topo dessa lista . Poucos foram os grupos de rock dos anos 80 que conseguiram derrubar tantas barreiras musicais e que foram originais ao fazê-lo como o Red Hot Chili Peppers. Com um estilo completamente inebriante, conseguido através da combinação do funk com o punk-rock (à mistura com uma presença em palco, no mínimo, explosiva), o RHCP acabou influenciando diversas bandas.

Ver Video RED HOT CHILI PEPPERS

Guns n’Roses

Guns N' Roses é um grupo norte-americano que foi iniciado na segunda metade da década de 1980 e é uma das mais famosas bandas do mundo, que se tornou célebre liderada por W. Axl Rose.

O Guns é uma das bandas que mais venderam em todos os tempos, foram 40 milhões de álbuns somente nos Eua, totalizando mais de 100 milhões de álbuns no mundo todo de acordo com a revista Times, e detém o título de maiores vencedores do Grammy Awards, recebendo por 4 vezes o prêmio de artista do ano.

O álbum da banda mais conhecido e de maior sucesso foi Appetite for Destruction (1987) que vendeu mais de 35 milhões de cópias em todo o mundo. Em 1991 lançaram em simultâneo os álbuns Use Your Illusion I e Use Your Illusion II.

No Brasil, além de fazer sucesso na rádio com baladas como Knockin' on' Heaven's Door (de Bob Dylan) e musicas próprias como Sweet Child'of Mine e Patience, o Guns'n Roses de Axl Rose manteve seu ritmo de rock'n roll desde o Rock in Rio 1991 e sua presença com músicas inéditas lançadas em palco Carioca. Para quem não sabe, enquanto a plateia esperava apenas por hits do disco Appetite for Destruction, a Banda aproveitou para mostrar seu potencial com novas canções que privilegiaram os fãs daquele momento. You Could be Mine, Stranged, e algumas composições do album "Use Your Illusion I" foram publicadas ali, na presença de mais de 150 mil pessoas. Para a banda, nada passaria de um ensaio, até perceberem que, após três dias transvirados, todo o público esperava por sua atuação. Sem perder a pose, o grupo imprimiu o rock esperado por seus fãs e deve até hoje uma atuação no mínimo parecida com aquela do inicio da carreira.

Ver Video GUNS N´ROSES

Pág. Principal